Blog
-
05 / 02 / 2014 Medo de ousar ou ousar com medo?
0 comentários
Muitos devem pensar que medo é um sentimento que não existe em grandes líderes, mas isso é um engano. O segredo é que eles sabem dominar o medo e o usam em benefício próprio. Alguns de nós paralisamos diante de certos medos, mas nos negócios, isso aprece negativo, já que a bandeira de carreiras de sucesso é a da ousadia, do arrojo. A falta do medo faz das pessoas imprudentes e elas arriscam, ou seja, ignoram o risco sem nenhum planejamento. O medo é o que os faz respeitar os perigos inerentes ao que se deve superar.
A psicóloga Andrezza Amaral, da Aquarela Consultoria em Pessoas afirma que o medo é um elemento que faz com que um líder muito destemido passe a ser mais cauteloso e planeje mais, sobretudo os riscos. Quem trabalha em atividades com alto grau de risco, seja financeiro, de acidentes, de retenção de pessoas, de mercado… tem o medo como companheiro constante e é bom mesmo que ele esteja presente, caso contrário as atitudes destemidas podem ser catastróficas para as pessoas e para os negócios, porém, devem saber dosar o medo para que ele não se torne debilitante, afirma a psicóloga.
É importante também não deixar que o seu medo/cautela contagie as pessoas a sua volta, para que a capacidade de ousar e inovar não seja perdida. Gerencie atitudes e idéias vindas de sua equipe e siga em frente promovendo as mudanças necessárias com segurança, afinal planejar considerando os riscos é muito mais difícil e exige uma equipe criativa e motivada a superar desafios.
Andrezza Amaral – Jan/13
Aquarela Consultoria em Pessoas
ola@aquarelaconsultoria.com.br
Tags: , Ambiente Corporativo, Andrezza Amaral, Aquarela Consultoria em pessoas, Coaching, Confiança, Desenvolvimento de Líderes, Entusiasmo, inovação, Líder, Liderança, Medo, Natal/RN, ousadia corporativa, planejamento estratégico, retenção de talentos, risco, segurança
