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22 / 08 / 2014 Implantando Avaliação 360 Graus
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Apesar de sua eficiência ser discutida em dissertações e teses, a Avaliação 360 Graus é um instrumento de desenvolvimento gerencial e organizacional eficaz. O que acontece em alguns caso é que a sua implementação sofreu interferências que reduziram a sua eficácia. Deste modo, nas linhas a seguir, serão apresentadas as regras básicas para a implantação do programa de avaliação de desempenho pelo método 360 graus, visando o atingimento dos objetivos propostos pela organização praticante.
É interessante conhecer s origens desta técnica, que teve início na década de 50 com práticas de Desenvolvimento Organizacional e de influência da psicologia social-cognitiva, mais tarde. A partir deste período, diferentes estudos e desenvolvimento de técnicas vêm aprimorando esta metodologia, também, conhecida como Feedback com múltiplas fontes, Feedback estruturado, e outras nomenclaturas.
A Avaliação 360 Graus tem como função subsidiar as políticas de Gestão com Pessoas, a gestão por competências, o desenvolvimento das lideranças, auxiliar nas mudanças organizacionais e é uma das formas de se avaliar o desempenho dos colaboradores para fins de promoção/realocação de pessoas/etc. O 360 Graus pode ser implementada à todos os níveis da empresa, no entanto, é mais utilizada para os níveis gerenciais e alta administração das empresas. Empresas de pequeno portes também podem optar por utilizá-la e, conquistar fatias competitivas no mercado no seu ramo de atuação.
As premissas da Avaliação 360 Graus são as seguintes:
1. o feedback estruturado, claro e cuidadoso pode ser um instrumento efetivo de aprendizagem e desenvolvimento dos atributos de liderança (líder coach);
2. o fato dos feedbacks terem origens em fontes diversas permite compreensão mais completa e clara dos impactos dos comportamentos no ambiente organizacional estudado. É interessante ressaltar que quando as pessoas recebem feedbacks honestos de seus pares, superiores, subordinados, etc., ficam mais dispostas a mudarem seus comportamentos;
3. os resultados comportamentais dependerão das diferenças individuais, do empenho individual dos avaliados e de um ambiente organizacional favorável à mudanças.
As fases da implantação da Avaliação 360 Graus dividem-se em 04 etapas, a seguir:
Iª Etapa – Delineamento do perfil da liderança e o desenvolvimento do instrumento de feedback
A empresa precisa definir os atributos da liderança, ou seja, o perfil que melhor atenda ao seu contexto e estratégia. Para isso, pode-se utilizar de questionário, observação in loco, entre outras, para construir uma ferramenta eficaz.
Seleção do tipo de questionário, baseado em escala de frequência.
IIª Etapa – Qualidade dos feedbacks fornecidos
Deve-se escolher fornecedores de feedback que tenham contato com o receptor, que faça/fez parte da sua rede de contatos no período considerado ao da avaliação.
Os próprios receptores não devem escolher os fornecedores de feedback, pela tendência que temos em buscar fontes onde já sabemos a opinião a nosso respeito e que nos dão segurança, impedindo as possibilidades de desenvolvimento.
Deve prevalecer a confidencialidade para garantir a qualidade dos feedbacks.
Os fornecedores precisam ser cuidadosos em não serem excessivamente rigorosos nem excessivamente benevolentes com os receptores. Não é um julgamento, é uma avaliação visando o aperfeiçoamento.
Os emissores do processo de avaliação devem ser treinados para que o objetivo proposto seja atingido e tenha o mínimo de interferências negativas possíveis.
IIIª Etapa – Processamento e utilização dos feedbacks pelo receptor
a) O comprometimento do receptor com os resultados dependem:
de que as fontes tenham competência para emitir os feedbacks;
de que os atributos que conduzem o processo fassam sentido;
de que os comportamentos do perfil de liderança são realizáveis e que podem ser desenvolvidos.
b) Deve-se, ainda, disponibilizar os resultados dos feedbacks na forma de relatórios. Os relatórios podem apresentar os seguintes aspectos:
Nº de avaliados por grupo;
Resultados da auto-avaliação;
Resultados da avaliação do superior imediato;
Média das respostas dos pares, subordinados, stakeholders;
Média dos resultados globais;
Comportamentos com as maiores e menores médias;
Amplitude da variação das respostas dos grupos de fornecedores;
Outros aspectos relevantes.
IVª Etapa – Interação ao sistema de gestão com pessoas
A Avaliação 360 Graus deve ser integrada a outras práticas de RH da empresa como seleção, remuneração, desempenho, desenvolvimento e promoção. É preciso que operem em sintonia sustentando entre si.
É necessário que haja, por parte da direção/alta gerência, a atenção para que as relações entre a empresa e os colaboradores não sobreponha aos instrumentos de gestão adotados pela organização. Essa é uma das razões da ineficácia do 360 Graus em várias empresas, cuidado!
Aos interessados, a sugestão é que façam uma avaliação criteriosa deste instrumento antes de optarem pela implantação, considerando as necessidades específicas da sua organização. Assim, poderão optar pelo modelo que traduz, efetivamente, a forma de gestão que atenda aos requisitos da competitividade mercadológicas da empresa, sem ter como parâmetros os modismos. Aproveitem o momento estimulador para a valorização e desenvolvimento do capital humano dentro do contexto característico da sua empresa e sucesso!
Josiane Souza – Consultora em Gestão Estratégica com Pessoas especializada em desenvolvimento de líderes e equipe
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