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  • 23 / 11 / 2015 Como saber se minha equipe está engajada?

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    Mensurar de alguma forma o clima organizacional é um ponto positivo para as empresas.

    Mensurar de alguma forma o clima organizacional é um ponto positivo para as empresas.

    Quem nunca sentiu que algo estava errado ou estranho, mas não sabia identificar o que era? Às vezes isso acontece conosco, uma angústia, um incômodo e nem mesmo nós sabemos direito o porquê.

    Nesse sentido, é fato notório que as organizações são formadas por pessoas e é natural que as emoções sejam multiplicadas num ambiente de convivência diária. Remetemos a isso o conceito de Clima Organizacional, como sendo as percepções compartilhadas que os membros desenvolvem através das suas relações com políticas, práticas e procedimentos organizacionais tanto formais, quanto informais.

    Quero dizer que, muitas vezes o que determina as ações, reações e decisões dos trabalhadores são os juízos/opiniões, construídos com base nas percepções em comum. De fato, o clima organizacional influencia tanto na organização, quanto os trabalhadores, pois direcionam sua satisfação, rendimento e motivação, sendo regulador da produtividade dos funcionários da empresa como um todo, além da contribuição que tem na qualidade de vida do homem no trabalho.
    Pois bem, representa um grande desafio identificar e mensurar de alguma forma o clima organizacional. Além da utilização de uma ferramenta, que deve ser respondido pela maior quantidade possível de funcionários, é interessante a presença da consultoria externa para um painel de debates com os funcionários, deixando-os à vontade para externar suas angústias e anseios. Nós da Aquarela, consideramos importantíssimo o investimento da organização na análise do clima para conhecer a empresa mais profundamente e concretizar um diagnóstico assertivo.

    Por fim, a Pesquisa de Clima Organizacional propicia análise, diagnóstico e sugestões para as empresas, além da identificação de como está o engajamento da sua equipe. É o primeiro passo para a construção de programas voltados para a melhoria da qualidade, aumento da produtividade e adoção de políticas internas. Ademais, é importantíssimo que a gestão esteja disposta a considerar a pesquisa como um meio, e não como um fim, que irá identificar melhorias nas condições de trabalho, no ambiente e nos relacionamentos. Ao responder os questionários, os funcionários esperam ações emanadas da Administração, a pelo menos se posicionar quanto aos seus anseios e de preferência a atender seus pontos críticos.

     

    Isadora

    Consultora de RH da Aquarela 

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