Blog

  • 13 / 12 / 2013 Engajamento X Retenção

    4 comentários
  • “Num determinado momento, os empresários têm dinheiro, têm oportunidade e não têm pessoas. E perder um negócio por falta de mão de obra cria uma situação preocupante no mercado”, diz Joel Souza Dutra, professor da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em gestão de recursos humanos.

    Engajamento X Retenção

    Como engajar e não perder a motivação dos funcionários?

    Muitas empresas, então decidem tentar reter esses funcionários: mas será que reter é um bom negócio? “Reter significa manter um trabalhador na companhia”, diz José Ramón Pin, professor do departamento de gestão de pessoas do Iese, escola de negócios da Espanha. Isso significa conservar quem já está desconectado, não sente entusiasmo ou interesse pelo trabalho, não inova, não se engaja, não forma nem compartilha conhecimento. É preferível deixá-lo ir.

    Ainda hoje, oferecer dinheiro é a forma mais comum de tentar segurar as pessoas. Porém, a retenção por dinheiro, diz o consultor da Deloitte, conecta apenas o bolso e estabelece uma “relação fragmentada” com o indivíduo. O conselho é que os empresários abram mão dessa prática e se esforcem para engajar, com o propósito de vincular a “totalidade do indivíduo”. “O engajamento conecta a pessoa como um todo: mente e coração”, afirma Henri Vahdat.

    Funcionários engajados são mais produtivos e assertivos, geram novas ideias e resultados maiores, têm mais energia e trabalham melhor em equipe. Dados da KPMG mostram que engajados fazem 57% mais esforços e são 87% menos propensos a desistir de uma tarefa do que os desengajados. Mais importante, eles advogam em favor da companhia.

    Para ter trabalhadores comprometidos, a empresa precisa, antes de tudo, tornar-se um ímã para atrair os melhores e mais brilhantes, ter uma proposta de valor e uma cultura corporativa forte, que funcione na prática.

    Ninguém toma a decisão de sair da noite para o dia e o bom chefe, na verdade, nunca é surpreendido. Os sinais começam antes. “Um funcionário que sempre foi bom começa a chegar atrasado, trabalhar mal, faltar. São indícios de que algo vai mal”, diz Marco Mancesti, do IMD. Nesse caso, a empresa precisa ser proativa e agir .

    Segundo Andrezza Amaral é fundamental a empresa abrir um canal de comunicação claro transparente com o trabalhador, dessa maneira o empresário tem a chance de saber onde está errando e o empregado de ter um ambiente de trabalho mais agradável, motivador e estimulante. Uma pesquisa de clima organizacional é um excelente canal de comunicação entre funcionário e empresa, além de conter dados para uma análise aprofundada dos pontos críticos da empresa . Esta análise pode conduzir a empresa ao sucesso ou ao fracasso na mesma velocidade.

    No mercado existem alternativas e consultorias em gestão de pessoas que podem apoiar as empresas nesse serviço. Retirando dos profissionais de RH uma sobrecarga de uma atividade pontual, deixando de legado para eles um plano de ação estratégico de engajamento para que o clima de trabalho na empresa seja melhorado ao longo do ano, que é quando se deve repetir a pesquisa. A Aquarela consultoria em pessoas é uma dessas consultorias e entende esse processo como um dos grandes diferenciais que pode oferecer a seus clientes.

     

    Andrezza Amaral

    Aquarela Consultoria em pessoas – Dez/13

    ola@aquarelaconsultoria.com.br

     

    Be Sociable, Share!


    Comentários (4)

    • 16 de dezembro de 2013 às 14:19Mariana

      Verdade! Dinheiro só motiva a curto prazo, as pessoas querem é ser valorizadas de outras maneira, com desafios e desenvolvimento. Valeu!!!

    • 16 de dezembro de 2013 às 14:47João Guilherme

      Opaaa… é isso ai!1 adianta nada o gestor ficar de conversinha da boca pra fora, tem que colocar em prática e pela minha experiência vejo que uma consultoria de RH (gestão de pessoas) ajuda muito!

    • 18 de dezembro de 2013 às 15:11Gloria

      Concordo plenamente! Uma pesquisa de clima organizacional é um dos passos essenciais para se ter um diagnóstico fundamentado da organização e dos fatores que podem estar gerando reduzido engajamento das pessoas. Diagnóstico correto + Planejamento de ações = Sucesso!!!

    • 13 de janeiro de 2014 às 17:10Maria do Ceu Amaral

      Concordo! A valorização e reconhecimento dos valores individuais das pessoas é, para as empresas, o caminho certo do sucesso! É o grande diferencial!

    Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,