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10 / 01 / 2014 O que faz um profissional de RH?
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O profissional de RH vem se tornando mais e mais requisitado, isso porque as empresas tem notado que para ter a lucratividade e produtividade desejada, o trabalho humano precisa ser bem cuidado e gerenciado.E isso independe do tamanho da empresa. A necessidade de profissionais especializados em RH que saibam como “cuidar” de seus funcionários é a mesma em pequenas e em grandes empresas.
O RH é responsável por uma série de processos que vão da contratação ao desenvolvimento de carreiras e até os pagamentos de colaboradores. Inclusive essa é uma das maiores dúvidas, pois a folha de pagamento e demais obrigações são de responsabilidade do departamento pessoal. Também cabe ao RH definir a cultura organizacional, sua identidade e seus valores – que servirão de norte para os demais colaboradores.
Abaixo você confere quais são as funções de um setor de RH:
Recrutamento e seleção: envolve todo o processo de seleção de um novo profissional na empresa, que vai desde a divulgação da vaga até a contratação;
Treinamento e desenvolvimento: Começa com o planejamento das ações de desenvolvimento das pessoas até a promoção do treinamento interna ou externamente, otimizando as competências dos funcionários, técnico e comportamental;
Cargos, salários e benefícios: ações de pesquisa e aatualização das atividades dos cargos e das faixas salariais do mercado, bem como as políticas de benefícios exercidas fora da empresa e procura adequar as tendências desse mercado às necessidades internas;
Departamento pessoal: coordenar processos mais operacionais, como folha de pagamentos, controle de ponto, férias, benefícios. Embora algumas atividades possam ser executadas pelo financeiro, o RH sempre supervisiona estas tarefas;
Avaliação de desempenho: responsável pelo planejamento de uma ferramenta de avaliação, bem como sua aplicação e condução dos resultados seja com feedback e outras ações de desenvolvimento decorrente dos resultados da avaliação;
Saúde e segurança: esta é uma área que atua na prevenção de acidentes de trabalho e promoção da saúde dos funcionários, através de ações de conscientização, eventos, e fiscalizações. Outra atribuição é organizar os exames admissionais e demissionais, por quais todos devem passar;
Clima organizacional: Essa ação visa encontrar os pontos críticos das organizações, para assim traçar os melhores caminhos para resolvê-los, melhorando a motivação, o engajamento e a satisfação no trabalho.
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Andrezza Amaral
Aquarela Consultoria em pessoas
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