Blog

  • 16 / 11 / 2015 Pontualidade é realmente um diferencial para o profissional?

    0 comentários
  • É comum ouvir dos candidatos a reposta PONTUALIDADE quando são questionados com a pergunta:

    “O que você considera como ponte forte”?

    O diferencial está em outras qualificações do candidato. Pontualidade é uma obrigação!

    O diferencial está em outras qualificações do candidato. Pontualidade é uma obrigação!

    Pontualidade é uma das obrigações contratuais quando um candidato passar a integrar o quadro de colaboradores de uma determinada empresa e não um diferencial como muitos colocam como ponto forte, até porque nos termos contratuais as pessoas se comprometem a cumprir normas. E em outros contextos podemos considerar a pontualidade como uma forma de mostrar consideração e respeito ao próximo.

    Quando um recrutador questiona qual o ponte forte do candidato ele quer saber qual a característica comportamental e/ou técnica mais acentuada que diferencia e destaca-o no ambiente de trabalho dos demais colaboradores. Ao ser indagado com essa pergunta, enalteça suas qualidades, aquela característica marcante em você e se dê exemplos de situações em que demonstre veracidade no que diz.

    Para ajudar, você pode começar a refletir sobre momentos marcantes de sua vida pessoal e profissional.

    1. Procure se lembrar especialmente das situações mais difíceis. Como elas foram superadas? Como você enfrentou e resolveu esses problemas? Que atitudes foram decisivas?
    2. A época da faculdade é uma fase de descobertas. Explore. Participe de atividades extracurriculares. Busque interagir sempre que puder.
    3. Pergunte a pessoas em que confia quais são os seus comportamentos mais positivos. Faça um apanhado dos maiores elogios que já recebeu de chefes, colegas, professores e amigos. Analise os itens mais mencionados.

    Raphaele Brites
    Consultora de RH da Aquarela 

    Compartilhe essa postagem.

      Tags: , ,