Blog

  • 24 / 09 / 2014 Seu Futuro Está Logo Ali – Seja O Protagonista Dessa Viagem Que Você Quer Fazer.

    0 comentários
  • Hoje é um tempo muito importante para nós. Você também pensa assim? Então responda uma pergunta bem simples: por que é passamos tanto tempo empurrando nossos sonhos, metas e projetos com o abdômen (vulgo empurrar com a barriga ou na língua culta procrastinar). Será que é porque estamos esperando as condições ideais de temperatura e pressão? Será que queremos ter aquela condição perfeita para darmos o primeiro passo em direção daquilo que realmente vai nos satisfazer? Segundo o Rajneesh Chandra Mohan Jain, nos dias de hoje conhecido como Osho, o guru dos tempos modernos, sempre que retardamos nossos passos, empurramos nossos sonhos para o vazio, uma vez que o “futuro não existe”, segundo ele. Esse tipo de pensamento muito nos entristece, na visão do mestre oriental e de muitos, mas é assim que, de fato, acontece. E acontece muito…

    O fato de nos lembrarmos de projetos que queríamos desenvolver e não desenvolvemos, das mudanças que queríamos fazer e não fizemos, dos sonhos que queríamos materializar e não conseguimos é uma coisa que acaba com a gente, principalmente quando já perdemos o “time”, quando já é tarde demais para iniciar alguma coisa.

    Assim, vamos pensar juntos? Como é que podemos aproveitar esse tempo de hoje, esse espaço temporal entre o passado e o futuro, o ontem e o amanhã? Será que podemos fazer uma viagem ao nosso passado? Bom, voltar no tempo pode ter alguma utilidade, principalmente quando estamos em dúvidas com relação aos nossos talentos e habilidades. Esses dois pontos são de difícil percepção por nós mesmos. Pessoas que nos conhecem bem são capazes de listar melhor do que nós esses requisitos. Para olharmos para isso com nossos próprios olhos, voltar no tempo, visualizar nossas raízes pode nos oferecer a fotografia do que realmente somos e porque gostamos de fazer certas coisas. Na infância estamos em terreno fértil, nosso potencial é pleno, não usamos as máscaras que, muitas vezes, colocamos ao longo de nossas vidas, muito provavelmente por pressões profissionais, familiares ou sociais.

    Outra proposta que faço para você é uma viagem ao futuro. É lá que vamos nos imaginar alcançando os nossos sonhos, nossas metas e objetivos. É no futuro que vamos ter uma imensidão de possibilidades, de projetos que iremos por em prática e vão nos inundar de chances reais. Mas esse gigantesco cenário imaginário só consegue se revelar se estiver ancorado no presente; no aqui e agora, com atitudes e comportamentos que possam desenhar um caminho palpável em direção ao futuro. Idéias se ancoram no presente. Metas e objetivos precisam se ancorar no presente. Propostas e projetos também se amarram no presente. Mudanças também ocorrem assim, alicerçadas no presente. É no hoje, no agora, que estão as forças propulsoras da ação. O futuro vai servir como força motriz se conseguirmos ler e entender os sinais que ele está nos oferecendo.

    Estudos recentes foram buscar informação sobre o quanto os brasileiros somos impulsionados por nossos sonhos, independente de idade, classe social, credo religioso, etc. A pesquisa concluiu que somos um dos povos mais sonhadores do mundo. Uma das perguntas queria saber sobre a “fonte da motivação”, e cerca de 30% dos respondentes apontaram o sonho como seu principal fator de motivação. O que precisamos saber agora é quantos deles conseguiram transformar seus sonhos em projetos e estes em realidade.

    Hoje, aqui e agora, é o tempo olhar e ver o cenário, preparar o planejamento, verificar quais são as parcerias e acordos que precisamos fazer, olhar para o mercado, perceber quem pode ser um investidor, recrutar, selecionar e contratar pessoas, traçar as metas; esse é o tempo do fazer é a hora do agir. A gente tem que, efetivamente, colocar a mão na massa. Vai ser assim que vamos conseguir fazer com que o futuro reflita aquilo que um dia, no passado, sonhamos. Um bom exercício é visitar o futuro, em imaginação, e pensar como você gostaria que seus sonhos e projetos estivessem acontecendo anos adiante. Com esse exercício você vai abrir sua mente, alargar as possibilidades de efetivar seus propósitos.

    Essa é uma proposta para você ser o protagonista da sua viagem “de volta para o futuro”, onde poderá ter contato com seus sonhos e projetos de forma muito clara, usando sua imaginação, mas agora podendo experimentar isso de verdade, com todos os resultados positivos e vitoriosos inerentes àqueles que decidiram, de uma vez por todas, dar os primeiros passos para realizar e concretizar tudo aquilo que um dia era só imaginação ou sonho. Cabe aqui um alerta sobre a realidade. Nem sempre conseguimos fazer tudo o que está no nosso imaginário. Às vezes a realidade se apresenta mais modesta ou aumentada. O que realmente importa é estar de volta ao futuro e poder dizer assim: eu fui, fiz, tentei, errei, aprendi e acertei, eu sou um vitorioso por tudo isso. Qualquer coisa é muito melhor do que passar a vida inteira “empurrando com a barriga”, deixando para amanhã o que tem que ser feito hoje, aqui e agora. O amanhã só será palpável se começarmos a construí-lo hoje.

    E você? Vai protagonizar esse seu filme ou vai querer ficar como um mero coadjuvante? Lembre-se que foi você que escreveu esse roteiro. Está na sua mão o sucesso que será alcançado.

    Escrevi sobre isso porque eu conheço a sua dor, eu sei como é que você tem que se comportar para colocar em prática todas as suas idéias, sonhos e objetivos.

    Compartilhe essa postagem.

      Tags: